Brasil

Duração do projeto
jul/22-jun/25

Instituição executora

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Instituição financiadora 

Fundação Arymax

Cuidado e Cuidadoras. Os desafios da inclusão

Este projeto focaliza o tema do cuidado por um prisma especial e circunscrito, o da inclusão produtiva das mulheres que cuidam.  Alcançar tal objetivo geral requer, em primeiro lugar, bem dimensionar a heterogeneidade das formas que o trabalho de cuidar assume no Brasil. Só assim poderemos evidenciar as complexas e variadas facetas do fenômeno da inclusão, focalizando-o da perspectiva de distintas mulheres cuidadoras.

Mas o projeto pretende ir além.  Conquanto reconhecendo a urgência de um diagnóstico preciso das desigualdades e dificuldades que se interpõem à inclusão social e produtiva dessas mulheres, pretendemos alcançar outro objetivo: propor vias para ultrapassar as dificuldades associadas à vulnerável inclusão produtiva dessas mulheres, ou quando menos minorá-las. Isso requer investimentos seja no apoio ao desenho e adoção de políticas publicas voltadas ao cuidado, seja na sensibilização de atores privados que possam ser atraídos para uma agenda renovada no campo.

Uma iniciativa em rede

Na proposição desse projeto, o Cebrap acionou uma rede de especialistas afiliados a instituições com vocações diversas e situadas em diferentes quadrantes do Brasil: (i) tanto instituições de natureza acadêmica, como as universidades de São Paulo, de Campinas, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, (ii) como instituições de natureza técnica, voltadas à produção de dados (como a Fundação Seade), à formulação de políticas publicas com impacto no cuidado (como o IPEA), e à condução de bem-sucedidas iniciativas de qualificação de trabalhadoras/es do cuidado (como a Fundação Oswaldo Cruz).

Por que conceber uma iniciativa em rede? Tal estratégia permite não apenas contemplar as múltiplas facetas do problema, quanto focalizar os desafios específicos que as diversidades regionais, marcantes no Brasil, colocam para o provimento do cuidado e para a inclusão produtiva de suas/seus trabalhadoras/es. Nesse sentido, a rede segue aberta a acolher novas instituições e especialistas, segura de que a comparação será uma ferramenta de valor estratégico.

Eixos de análise

1.     Mapeamento da economia do cuidado no Brasil: um balanço de estudos e indicadores

2.     O trabalho remunerado de cuidado e os desafios da inclusão produtiva

3.     O trabalho não-remunerado de cuidado e os desafios da inclusão produtiva

4.     As redes: lições advindas das estratégias de provimento comunitário de cuidado

5.     Cuidado, familismo e políticas do Estado

PT