A formação em questão: estudo com egressas de um curso para cuidadoras de pessoa idosa

No Brasil, a ocupação de cuidador(a) de pessoa idosa é fracamente regulada, não havendo uma escolaridade mínima, nem uma qualificação profissional básica estabelecidas para o exercício dessa atividade. A exploração da mão de obra dessas trabalhadoras, cuja ocupação possui frágeis fronteiras com o emprego doméstico, está relacionada às desigualdades de gênero, raça e classe social que caracterizam a organização social dos cuidados no país.
Este estudo investiga, especificamente, a importância da formação para o trabalho de cuidados. Para isso, realizamos um estudo de caso com egressas de um curso de formação para cuidadores de pessoa idosa oferecido por uma instituição pública federal. Ao todo, foram entrevistadas 130 egressas do curso, de seis turmas diferentes. As entrevistas foram complementadas por grupos focais. O texto apresenta o perfil sociodemográfico das egressas e investiga a sua trajetória ocupacional e de estudos. A pesquisa demonstra que a formação impactou positivamente as trajetórias laborais e de vida das egressas do curso, produzindo novos significados para o trabalho de cuidados. Este estudo reforça a necessidade de se ampliar a oferta de oportunidades de qualificação profissional para cuidadoras de pessoa idosa e de se avançar na profissionalização do trabalho de cuidados

Autores:

Daniel Groisman

Data de lançamento:

01/10/2024

EN