Productions
O volume 54 da revista “Cadernos de Pesquisa”, da Fundação Carlos Chagas, conta com o dossiê “Trabalho Doméstico: Casa, Mercado e Política”, com participação da equipe …
Care and Pandemic apresenta um relato atualizado da COVID-19 e das suas consequências por uma rede interdisciplinar de acadêmicos transatlânticos que reportam do Brasil, Colômbia e …
ANPOCS Mesa Redonda 16: Cuidado, crises e desigualdades: desafios e ganhos da comparação internacional
A Mesa Redonda de número 16 teve como coordenadora Helena Hirata (CNRS), debatedor Serge Paugam (USP) e expositoras Nadya Araujo Guimarães (USP e Cebrap), Louisa Acciari …
ANPOCS Mesa Redonda 39: Financeirização: crise, estagnação e desigualdade
A Mesa Redonda 39 da ANPOCS teve como coordenador Guilherme Leite Gonçalves (IESP-UERJ), debatedor Lena Lavinas (IE-UFRJ) e expositores Isadora de Andrade Guerreiro (FAU-USP), Ricardo Antunes …
ANPOCS Sessão Especial 07: Metodologias em Ciências Sociais: Explorando as formas e os fundamentos do vínculo social. A contribuição da comparação internacional
A Sessão Especial 07 da ANPOCS contou com a participação de Serge Paugam (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS) e com mediação e …
ANPOCS Painel Virtual 12: Gênero e trabalho doméstico e de cuidados no contexto pós-covid e das pautas morais conservadoras
O Painel Virtual 12, com coordenação de Felícia Silva Picanço (UFRJ) e Anna Bárbara Araujo (UFRN) e Jurema Gorski Brites (UFSM) como expositoras. Confira o resumo …
Entrevista e produçoes An interview with Dr Louisa Acciari and a blog post publication ‘Trabalho domestico”: “In this week’s entry, Louisa Acciari brings essential information for …
Click the links below to read the preliminary findings from 21 focus groups conducted with 179 low-paid care and domestic workers in Brazil, Colombia, France, UK …
Cuidado queer: pensar o cuidado a partir das histórias de vida de pessoas LGBT+ idosas em Belo Horizonte, Brasil
Nesse documento de trabalho pretendemos demonstrar que as expressões dissidentes de gênero e sexualidade influem intensamente nos modos por meios dos quais as pessoas LGBTQIA+ acessam ou deixam de acessar os cuidados ao longo da vida. Suas identidades de gênero e sexualidades “fora do padrão” são elementos fortes, e ainda pouco estudados, em tudo o que diz respeito ao cuidado. O presente texto quer compreender esse desenho complexo, propondo a ideia de um cuidado queer, tomando por base os dados empíricos de um projeto intitulado Longeviver LGBT+, que investiga os processos de envelhecimento dessa população em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Publicado na revista Estudos e Pesquisas, nº 106, p. 1-25. Confira o primeiro parágrafo da introdução do artigo: O Brasil é um dos países com maior …
Potencialidades e fragilidades dos Censos Demográficos de 2010 e 2022 para o estudo do trabalho doméstico remunerado no Brasil
Artigo foi publicado em português e em francês na revista franco-brasileira de geografia Confins, edição 59 (2023). Confira resumo abaixo (português): Este artigo busca analisar as …
A financeirização da velhice: da crise global do cuidado ao endividamento da pessoa idosa
Capítulo publicado no livro Financeirização: Crise, Estagnação e Desigualdade, Editora Contra -Corrente, organizado por Lena Lavinas, Norberto Montani Martins, Guilherme Leite Gonçalves e Elisa Van Waeyenberge.