Em entrevista para a BBC News Brasil, o professor-pesquisador da Escola Politécnica, Daniel Groisman, falou sobre a importância da formação profissional para cuidadores da pessoa idosa.
Na entrevista para a matéria que aborda a crescente demanda por cuidadores de idosos em um Brasil cada vez mais velho, o professor-pesquisador cita os resultados da sua pesquisa de pós-doutorado, que foi publicada recentemente. A partir dessa pesquisa longitudinal, Groisman conta que entendeu como o acesso à uma formação que oferece qualificação para cuidadores da pessoa idosa teve um impacto positivo para a empregabilidade e também na melhoria da qualidade do trabalho desses trabalhadores.
“Comparando o que as pessoas estavam fazendo na época em que procuraram o curso e o que estavam fazendo quando foram entrevistadas, houve um aumento significativo no número de pessoas atuando como cuidadoras e uma diminuição no número de pessoas que estavam desempregadas”, disse ele ao veículo.
A reportagem ainda destaca que, para Groisman, em uma profissão que pode ser tão solitária, as cuidadoras e cuidadores que fazem o curso podem encontrar solidariedade no convívio com outros profissionais. “É um resultado importante, elas saberem trabalhar com melhor qualidade tanto em relação às práticas do cuidado como também com uma consciência para se protegerem de situações de sobrecarga de trabalho e violações de direitos”, argumentou.